Home » , , » Tantra Pela Ótica Moderna: O Nosso Corpo é um Lugar Sagrado

Tantra Pela Ótica Moderna: O Nosso Corpo é um Lugar Sagrado

Written By Cláudia Rocha on 17 de julho de 2017 | 18:34:00


Tantra


Corpo e espiritualidade. Parecem uma dualidade incompatível.

Pela lente do Cristianismo, religião dominante da Europa Ocidental (e que domina grande parte da cultura, história e maneira de pensar do meu país), o corpo é, por natureza, um instrumento de pecado.

Se nascemos pecadores, e se o nosso instinto natural é fazer aquilo que é errado, então o corpo é errado. E tudo aquilo que fazemos com ele também.

Ou seja, muitos prazeres que podemos ter na vida - e que a Bíblia classificou 7 como mortais, são fatais para nós. São perigosos, imorais, e podem até levar-nos para o Inferno, quer estejamos a falar daquele que Dante descreveu, ou de um inferno na Terra em que somos punidos pelo destino.

Aquilo que se aprende com o Tantra vai quase totalmente contra a filosofia cristã. O corpo é um templo, e deve ser tratado e reverenciado como tal. 


Tantra


Devemos honrá-lo, nutri-lo e cuidar dele tal como cuidaríamos de um templo onde uma entidade religiosa habita. O nosso corpo é um templo porque nós próprios somos divinos. Cada alma é, na sua forma original, uma entidade divina, com o poder de criar.

A energia divina que é omnipresente no nosso corpo (embora muitas vezes impercetível), comprova a nossa verdadeira essência. No esoterismo hindu, esta corrente denomina-se kundalini.

Esta corrente elétrica encontra-se dormente no indivíduo que nega a sua própria divindade, ou seja, para aqueles que ainda não "acordaram", que ainda não encontraram a iluminação espiritual.

Negando o divino que habita dentro de nós, bloqueamos o fluir da energia kundalini, e assim do nosso próprio poder como criadores, como deuses.

A palavra deriva do termo "serpente", ou "enrolado como uma serpente", pois quando sai do seu estado latente - no primeiro chacra - estende-se então pelos restantes seis chacras, em sentido ascendente até ao 7º, ou seja, até ao nosso Terceiro Olho. (Nota: ler artigo sobre o Terceiro Olho e a glândula pineal.)


Tantra


O que absorvi mais através das minhas leituras sobre os básicos do Tantra, foi a importância do sagrado que habita em nós. 

Namastê: o sagrado que habita em mim honra o sagrado que habita em ti.

Outra coisa importante que reti, através dos insights que fui recebendo, foi que a maneira como vemos os outros é um espelho da maneira como nos vemos. Se vemos "demónios" nos outros (e na verdade não existem 'outros'), é porque reconhecemos em nós partes obscuras e erradas, que são refletidas na nossa perspetiva dos outros.

Porém, se aprendemos a ver-nos como seres puros, divinos, e, porque não, como deuses habitando corpos, a nossa perspetiva de todos os seres humanos será exatamente essa. 


Tantra


Tratando o nosso corpo como um templo, nutrindo-o com o melhor que sabemos e temos ao nosso dispor, este mostrar-se-á como puro. Deixando ir as impurezas internas, limpamos a poeira e entendemos que tudo o que víamos de errado seria resolvido com uma "limpeza da casa", da nossa casa.

Um corpo nutrido com amor-próprio é um corpo saudável, belo e cheio de vitalidade.
Uma mente limpa através da meditação dá-nos bom humor, gratidão e uma vida mais próspera.
Um coração livre de ódio fica mais leve, e aprendemos a cultivar a compaixão, a empatia e entender que todos somos um.

Ser iluminado não tem a ver com praticar rituais ancestrais ou aprender sânscrito. Tem a ver com a consciência de que o que está fora vem sempre do que está dentro. A nossa casa precisa sempre estar limpa para que possamos ver o divino em nós e no Mundo, a Felicidade só surge quando nos permitimos deixar para trás as sombras dentro de nós, e entendemos que nada externo nos influencia, apenas o que está dentro.

Cláudia

0 comentários:

Enviar um comentário

Página oficial

Subscreve à newsletter

Artigo em destaque

Como Usar a Lei da Atração: O Segredo na Prática >> PDF Gratuito

Para aqueles que querem aprender os básicos sobre a Lei da Atração e como usá-la para criar a vida que deseja, escrevi um livro que exp...

Envia-me uma mensagem

Nome

Email *

Mensagem *

Seguidores

Instagram