Como Atingir a Paz Interior em Qualquer Momento

by - 15:01:00


Calma



A arte do zen consiste em aceitar o momento presente como ele é - sem exigir que este mude, e sem vê-lo como um meio para atingir o fim.

Viver o presente é uma arte que começa a partir de um estado de calma e recetividade. Este estado é algo que se treina, um hábito que se adquire, na maior parte dos casos, porque o mundo de hoje parece exigir de nós um estado emocional de alerta constante, de tensão e stress - parece que estamos predispostos a sentir-nos assim.


Calma



É importante ressaltar que ninguém decide como nos devemos sentir e o que pensar. Ocupamos a nossa mente com o que escolhermos, e não com o que acharmos mais responsável ou correto. Normalmente o caminho que os outros nos ditam não é aquele que é mais correto para nós.

O que é melhor para ti - a calma ou o stress? Cada um treina o estado emocional que acha melhor para si, mas em geral todos preferimos sentir-nos confiantes do que inseguros.

Muitas vezes é difícil começar, e ainda mais difícil manter a positividade. Este post é para ti, que desejas mudar o teu padrão de pensamentos para um que te traga serenidade, uma vida mais equilibrada e uma capacidade aumentada para lidar com problemas.


Calma



A primeira coisa a entender é que os problemas não existem. Sim, isso mesmo - eles são simplesmente manifestações do que andas a pensar. Mas não são monstros que tens de derrotar, não são problemas da maneira que fomos treinados a ver. Parece que há algo a consertar, mas isso não é verdade. Não há nada a eliminar, a única coisa que podemos fazer é escolher novas manifestações.

Ou seja, se vês algo como um problema, estás automaticamente a assumir que tens de resolvê-lo, que é um obstáculo no teu caminho. Mas não passa de uma situação temporária, que será eventualmente substituída por outra! A velocidade com que as coisas melhoram depende somente do teu estado de recetividade.


Calma



Por exemplo, chega uma conta para pagares e não tens possibilidades. Podes escolher ver isso como um problema que tens de resolver, mas não passa de uma situação que atraíste e não há nada que podes fazer. A única maneira de impedir que algo aconteça é antes. Assim que acontece, não podes mudar o facto de que aconteceu. Mas podes escolher um acontecimento diferente, em vez de te focares na situação negativa que aconteceu.

Assim que aconteceu, já faz parte do passado. Ou seja, o único problema está na tua cabeça, porque a qualquer momento podes escolher atrair situações positivas, atingindo um estado emocional positivo. O Universo trata dos detalhes.


Paz



O segundo aspeto importante a lembrar é que não podes controlar as circunstâncias. Ou seja, podes agir para fazer algo acontecer, mas essa ação já é inspirada pela maneira como te sentes, e tu já estavas predisposto a um certo resultado por causa da tua vibração.

O Universo é que trata dos detalhes.

Já alguma vez viveste uma situação em que tudo parecia estar em sincronia para as coisas correrem a teu favor? As pessoas certas, o local certo, a altura certa...parecia que houve uma conspiração para tudo correr bem. Isso foi porque houve mesmo, e sabes quem foi o responsável? Tu, devido à tua permissão.

A tua vida pode ser muito melhor se simplesmente mudares a tua mente

Não precisas de atingir uma mentalidade super positiva, e esperar sempre que as situações corram mesmo bem, mas podes começar por simplesmente treinar-te a um estado de calma perpétua. Um estado tão puro, que mesmo nas situações de caos, tu naturalmente sabes que vai ficar tudo bem eventualmente, por isso sabes que preocupar-te e reclamar é em vão.


Paz



Aqui ficam algumas dicas de como fazê-lo:

  • Adquire o hábito de meditar. Tenho aqui no blog um artigo que explica passo a passo como fazê-lo e onde começar. Esta prática vai aumentar a tua sensibilidade emocional e dizer-te exatamente onde te encontras. Se souberes como te sentes, sabes o que fazer para te sentires nem que seja um pouquinho melhor.


  • Relaxa mais vezes durante o dia. Tira mais pausas durante o trabalho ou qualquer tarefa que estejas a fazer, para simplesmente respirar, contemplar uma paisagem, beber um café. Se estiveres sem distrações (redes sociais, companhias tóxicas, etc) melhor ainda.


  • Pratica afirmações positivas. Se te habituares a pensar positivo, da maneira que achares mais adequado para ti, treinarás a tua mente a uma frequência mais elevada, ou seja, mais permissiva àquilo que desejas. Podes pesquisar frases positivas no google, mantras para repetires durante a meditação, ou escreveres tu as tuas próprias frases poderosas - que te relembrem que tu és capaz, que tu consegues escolher como te sentes neste momento e que nada precisa mudar para te sentires melhor agora.


  • Respiração consciente. De vez em quando, lembra-te de prestar atenção à tua respiração. É uma maneira instantânea de te acalmares, de relaxares o teu corpo e limpares a tua mente. 


  • Ouve músicas calmas. Cria uma playlist com as canções que mais te relaxam, ou que simplesmente te sentes bem a ouvir. Ouve-as quando te apetecer, no carro, na rua, em casa. Presta atenção na melodia e mergulha na sensação que a música te transmite.


  • Pratica a empatia. Se alguém te provocar e isso desencadear uma reação automática de te irritares com a pessoa, sê consciente deste pensamento e, o mais rápido possível, troca o pensamento negativo por um positivo. Entende que se a pessoa está mal consigo mesma, que isso não tem nada a ver contigo, e que estás melhor se não responderes. Mais vale sentires-te bem do que tentar mudar o que a outra pessoa diz ou faz - é impossível.


  • Vive o momento presente. Várias vezes ao dia, adquire o hábito de parar o que estás a fazer, e olhar à tua volta. Pensa nos aspetos positivos do momento que estás a viver, sejam quais forem.

Utiliza os métodos que achares que resultam melhor para ti para te treinares a um estado de mais calma, a maior parte do tempo. Negatividade NÃO deve ser a norma, e não é o estado que melhora a qualidade da tua vida. Por isso, começa por tentar atingir um estado de serenidade e relaxamento, e a partir daí a positividade começará a ser natural.

Cláudia
 
Se gostaste do post, acompanha o blog na página oficial do Facebook - Vibe High

You May Also Like

0 comentários

Pages