16 Dicas para Saborear a Preguiça

by - 23:41:00


Dicas



Com a correria do dia a dia, temos tendência a esquecer-nos do quão maravilhoso é estar-se desocupado. E não fazer nada é uma arte, um ritual que devemos cultivar sempre que pudermos. Nos momentos de ócio é que temos a oportunidade de pensar com clareza, para estarmos sozinhos e em silêncio. E esses momentos valem ouro.

São oportunidades de restabelecer, recarregar, reforçar, relembrar.

Como aproveitar esses momentos? Como estar presente, sem culpas por não estarmos a ser "produtivos" como a sociedade manda? Aqui ficam as minhas dicas.

1. Toma um momento só para ti todos os dias

Certifica-te que reservas, pelo menos, alguns minutos para fazeres aquilo que mais gostas de fazer, uma vez por dia. Torna isso num hábito, para que te lembres sempre de o fazer sem ter de estabelecer horários.

2. Mentaliza-te que mereces

Sente-te agradecido por teres tempo de parar um pouco. Qualquer que seja essa quantidade de tempo: uns minutos, uns dias, uns meses. O tempo contigo mesmo é sempre precioso - e já explico melhor porquê.

3. Aprende a meditar

Se nunca meditaste, lê sobre os benefícios. Ficarás surpreendido com a quantidade de mudanças positivas que isso traz para a tua vida! Se já experimentaste meditar, continua. Tenta torná-lo num hábito também, porque no fundo a meditação é a conexão total contigo mesmo, sem interrupções. Ensina-te ainda melhor a importância de não fazer nada, melhor ainda: não pensar em nada.

4. O que quer que te faça sentir bem, faz isso

Uns sentem prazer em fazer bolos, outros em ler, tocar guitarra, ver reality shows. Nenhuma maneira de passar o tempo é melhor que outra, apenas interessa se te fizer sentir bem. Por isso se tens tempo para ti, que seja a fazer o que mais te anima nesse momento.

5. Reaprende a apreciar

Qual foi a última vez que usaste os teus sentidos para contemplar algo, de verdade? Uma fotografia, uma refeição, uma música? A rotina torna-nos automatizados, por isso a falta de rotina relembra-nos como usar o nosso sentido crítico e até simplesmente observar algo como não o costumamos fazer. Da próxima vez que ouvires aquele álbum do teu artista favorito, ouve cada melodia, cada verso, até ao fim.

6. Se tens quem amas ao teu lado, melhor

Dois é melhor que um. Se estão ambos tranquilos, com certeza o momento de "preguicite" será mais delicioso ainda. Podem conversar sobre variados temas, ou simplesmente estar um com o outro, o que quer que façam, o calor da presença de quem amamos traz uma paz ainda maior.


7. Sente o poder do silêncio

Estás sozinho? Não subestimes a preciosidade disso. Poucos são os momentos em que podemos estar verdadeiramente em solitude quando queremos. E como disse Oscar Wilde, "ao estarmos sozinhos aprendemos a não sermos definidos pelos outros."

8. Cultiva a gratidão

Aproveita para tomar um tempo e agradecer a doçura da tua própria vida: do bem que tens recebido, dos acontecimentos positivos recentes, das pessoas que te apoiam. Agradece qualquer coisa que te lembres facilmente, e em poucos minutos estarás a ser mais produtivo que longas horas de trabalho.

9. Se não queres ir, não vás

Costumo ler sobre as pessoas que ficam felizes por ficar em casa em vez de sair com os amigos. Se te dá mais felicidade a ideia de estar enroscado em mantas do que conviver com pessoas por obrigação, porque não decidir o que preferes?

10. Aproveita para reavaliares as tuas crenças

Se conheces a Lei da Atração, sabes que o que pensas predominantemente é o que se manifesta na tua realidade. Se podes ficar sem fazer nada, terás mais tempo para pensar. Aproveita para refletir em como as tuas crenças vão e o que podes fazer para mudá-las.

11. Corpo relaxado, mente relaxada

Especialmente se te tens sentido fatigado todos os dias, descansar o corpo é uma excelente ideia. Que bom que é deitarmo-nos no sofá, sentarmo-nos na nossa poltrona favorita, descalços e sem precisar de nos mexer por um bom tempo...Ao nos darmos o luxo de usufruir desses momentos, é uma dádiva que nos damos, um momento precioso para recarregar energias.

12. Dorme se tens sono, fica acordado se não

Claro que todos temos o nosso padrão de sono, as horas que dormimos em média por noite. Mas se temos a oportunidade de dormir a mais ou ficar acordados a noite toda, é algo que nos revigora e nos faz sentir mais felizes. Por isso aproveita esses momentos para ficares mais tempo aconchegado na cama, ou mais horas acordado a fazer o que quer que te faça sentir bem.

13. Brinca com os teus companheiros de quatro patas

Se tiveres animais de estimação, aproveita para passares mais tempo com eles. Brincar fortalece o laço entre donos e os seus animais, além de ser mesmo divertido vê-los a divertirem-se tanto quanto nós!

14. Explora a tua própria casa

A tua casa é um santuário. Nela tens tudo o que precisas, e é onde descansas e passas grande parte da tua vida. Aproveita, se te desejar, para tomar um momento para explorá-la, ver que objetos tens guardados num canto e até te esqueceste. Pode ser que te relembres de algo ou alguém especial e isso te inspire de alguma maneira. Ou uma garrafa de vinho que tinhas guardado para uma ocasião especial, abre-a só porque sim.

15. Desconecta

Desliga o smartphone. Tablet. Computador. Telefone de casa. Televisão a cabo. Wi-fi. Qualquer coisa que deixe o ambiente mais tranquilo e silencioso e mais ligado ao momento presente possível.

16. Lê o que te apetece saber

No fundo, não fazer nada não se aplica se a nossa mente está ocupada com dramas desnecessários e conteúdo que apenas ocupa espaço na nossa mente. Podemos passar os nossos momentos de ócio a sermos intelectualmente produtivos. Não precisamos ler sobre física quântica para sermos mais inteligentes - podemos simplesmente matar a curiosidade e ver sobre o que era aquele livro que estava encostado, ou pesquisar sobre assuntos que nos têm vindo à mente que gostaríamos de saber mais sobre.


E aqui ficam algumas das minhas dicas para como aproveitar os nossos momentos de tempo livre e a importância deles.

Espero que tenham gostado!

Cláudia

You May Also Like

0 comentários

Pages