Home » , , , » Opinião Própria - Será que a Tens?

Opinião Própria - Será que a Tens?

Written By Cláudia Rocha on 9 de dezembro de 2016 | 02:11:00




Disclaimer: Estes posts um pouco mais "políticos" não têm o propósito de criticar, mas de abrir mentes. Questionar é saudável. Pesquisar é natural. Nem toda a informação que lemos nos vai mudar a opinião, mas vai fazer saber porque é que a temos em relação aos factos. Por isso, ler não é algo ameaçador, mas construtivo! É bom saber porque pensamos o que pensamos.

E agora o post:

Quero falar um pouco sobre opiniões e crenças. Porque é que as temos? De onde vêm? Será que são absorvidas do nosso ambiente ou foram refletidas por nós após um longo tempo de análise interior?


É inquestionável o facto de que somos bombardeados com informação o tempo todo. Hoje em dia é quase impossível fazermos o que quer que seja sem sermos abordados por alguma corporação ou indivíduo que deseja a nossa atenção por alguns minutos: testemunhas de Jeová, anúncios no youtube, televisão e na rua, vendedores no shopping, chamadas para nos falarem sobre um produto ou marca, enfim...tanta coisa em todo o lado que ficamos sem saber dizer não.

Mas não tão óbvio assim é o propósito com que estas entidades nos abordam, que é apenas um e nenhum mais: o lucro.

Sim, estas pessoas que com tanto zelo nos falam, aproveitando cada minuto de ouro da nossa atenção, têm apenas como propósito fazer mais dinheiro. Não é porque querem o nosso bem, a nossa saúde, a nossa felicidade - elas querem é fazer o seu trabalho, para poderem beneficiar financeiramente com ele!


Não há nada de errado nisso. Toda a gente trabalha, e todos temos uma pequena noção de como funciona a área do comércio: temos que vender, de qualquer maneira que conseguirmos. E qualquer maneira é válida.

O problema não são as pessoas que trabalham para ganhar algum, mas as empresas que visam o lucro de forma doentia, e descobrem maneiras absurdas de nos obrigar a comprar. Os anúncios que vemos na televisão, de companhias já multi-milionárias, utilizam gatilhos psicológicos para que a pessoa, sem noção de como funcionam estas técnicas de propaganda, comprem o produto porque lhe disseram que é bom para eles.


Os anúncios de carne por exemplo, mostram imagens de vacas nos prados, mas não mostram todo o processo de confeção do produto. Somos manipulados, através de montagens e palavras mansas, a comprar um produto que encoraja a morte de animais inocentes. Já sabemos isso, mas não queremos pesquisar sobre isso, porque seria ir contra o que a televisão nos diz.

Fomos tão treinados a obedecer aos "superiores" que chegámos ao ponto do questionar ser visto como algo errado e imoral. Mas não é.

Há ainda o fantástico termo "teórico da conspiração", ironicamente inventado pela CIA nos anos 70 como uma espécie de escudo contra os indivíduos que questionavam o governo.

Mas a propaganda disfarçada de conselho não acontece só no comércio. Acontece em outras áreas também. A opinião pública é uma arma valiosa do governo, para que aqueles que lhe obedecem cegamente não questionem os seus motivos.

Nem todos pensam igual, mas a maior parte da população mundial tem uma opinião estandardizada. Porquê? Porque a manipulação psicológica é usada diariamente e o tempo inteiro, em várias ocasiões, para favorecer não apenas as empresas, mas o Sistema como um todo.

Se somos cobaias constantes da propaganda para a propagação de ideias, isto quer dizer que grande parte das nossas opiniões não são, verdadeiramente, nossas.


Tomem como exemplo o telejornal, que quase todas as famílias deixam ligado durante a hora do jantar, todas as noites.

Este programa retrata 90% de desgraças, que nos dá uma visão pessimista do Mundo e da "realidade" (não existe apenas uma realidade definida para todos, tudo tem a ver com pespetiva).

Além disso, todas as notícias que são transmitidas têm de ser aprovadas, ou até emitidas, pelo governo. Muitas delas são financiadas por empresas que têm contactos com o governo.

Pode parecer absurdo, mas existe.

Não se esqueçam também das guerras, a maior atrocidade humana que existe, que tem como único motivo o DINHEIRO, o lucro!

A televisão transmite relatos sobre a guerra nos países do Médio Oriente, dos soldados americanos como heróis, mas não mostra a total verdade da situação: crianças e mulheres são mortas às centenas, senão milhares por dia - por dinheiro.

Através de subtis técnicas de manipulação, até através de uma coisa tão simples como a montagem, somos levados a acreditar no que nos dizem e a formar uma opinião específica sobre esse assunto, apenas porque estamos a absorver aquelas imagens e não a refletir sobre elas!

Por isso peço-vos: além de ver e ouvir, reflitam e sintam se aquilo que as "entidades superiores" (seja a escola, a igreja, a televisão, o governo) vos dizem é verdadeiro e faz mover o Mundo, ou se tem como único objetivo ainda mais lucro.

Porque todos queremos dinheiro, mas nem todos querem o bem dos outros. 

Cláudia

P.S- deixo aqui alguns links de vídeos interessantes sobre o tema em inglês e português, para que possam aprender mais um pouco sobre de onde vem a opinião pública.

https://youtu.be/druOAHVKHCQ
https://youtu.be/QaBLRwTU7qY
https://youtu.be/LQDm9egZWxg
https://youtu.be/m9CR_kpWdNE




0 comentários:

Enviar um comentário

Página oficial

Subscreve à newsletter

Artigo em destaque

Como Usar a Lei da Atração: O Segredo na Prática >> PDF Gratuito

Para aqueles que querem aprender os básicos sobre a Lei da Atração e como usá-la para criar a vida que deseja, escrevi um livro que exp...

Envia-me uma mensagem

Nome

Email *

Mensagem *

Seguidores

Instagram