Home » , , » O Que a Psicoterapia me Ensinou

O Que a Psicoterapia me Ensinou

Written By Cláudia Rocha on 7 de novembro de 2016 | 21:57:00

A psicoterapia foi um marco na minha vida. Com ela, fiquei ciente de que todas as ferramentas que eu precisava para a mudança, se encontravam dentro de mim. Eu tinha todas as respostas que procurava.


Sempre fui uma criança bastante revoltada com a realidade - com a aparente maldade das pessoas, a injustiça das circunstâncias. Sentia-me inadequada pela minha maneira de ser, tímida e reservada. O que piorava ainda mais esse sentimento eram as perguntas e aproximações que as pessoas faziam, apontando que eu era calada, tentando descobrir porquê.

Isto incomodava-me bastante e fazia-me sentir inferior. Esta sensação piorou com a chegada da adolescência. Mudanças físicas e comportamentais fizeram-se sentir com intensidade, e a pressão da sociedade parecia aumentar a cada dia.

Parecia que exigiam que eu fosse polida, socialmente desinibida, e simpática para todos, até com aqueles que me faziam mal. Tinha talentos, mas expressá-los fazia-me parecer demasiado segura de mim.

De repente, senti que fora anestesiada. Já não tinha vontade para nada, e chorava com frequência. Já havia sido tão incomodada pelos outros por ser diferente, que já nem tinha mecanismos de defesa, nem para me consolar a mim mesma.

A minha mãe notou isso. Ela sempre sabia o que eu estava a sentir, mesmo quando eu deixei de desabafar com ela sobre os meus milhares de problemas internos.

Ela viu como solução uma psicóloga. Eu, claro, fiquei chocada. Achava que psicólogos eram "para gente maluca", e quando comentei com as minhas amigas elas disseram que não havia necessidade porque eu "não tinha nada de errado".


Claro que isto foi tudo desmentido quando comecei a ter as consultas. Nas primeiras vezes, falei um bocado com ela, e fizemos uns testes. Surpreendi-me com o resultado: depressão profunda. 

A psicóloga falou-me de onde me encontrava e de onde iria estar no final da terapia. Comparou a minha jornada a uma escalada. Eu encontrava-me no fundo, e via os outros como superiores. Mas, com o tempo, ia estar no topo, e ver de cima aqueles que me fizeram mal e as suas verdadeiras intenções - sob uma perspetiva alargada.

Logo na primeira consulta, falei com ela como uma amiga, uma confidente. Ela deu-me todas as razões para eu me abrir com ela, sobre tudo o que pensava e sentia - passado e presente. Claro, nas primeiras sessões, chorei como uma desalmada. Sentia-me tão estúpida a verter lágrimas por tudo e por nada à frente dela, até que ela me disse: "Chorar faz bem. Chora tudo aqui, sem resguardos." E assim o fiz.

Entendi o que ela quis dizer, fazia sentido. Quando estava ansiosa, preocupada, transtornada, enfim, todas essas emoções negativas a borbulhar dentro de mim, era quase tóxico. Ao chorar, libertava-me disso tudo e uma grande clareza instalava-se dentro de mim.

Com ela, aprendi que para todas as questões que fazia, com o silêncio certo, encontrava as respostas na minha própria consciência. A maior parte das vezes, era ela que fazia as perguntas que eu nunca me tinha atrevido fazer a mim mesma. Com isso, aprendi a ir a dimensões mais profundas de quem sou, e de quem quero ser.

Achava estranho: se ela era a psicóloga, porque é que era eu que me estava a aconselhar a mim? Porque é que eu é que chegava às conclusões derradeiras sobre os assuntos que me importavam? 

E então percebi: psicologia é isso mesmo. É perceber que eu é que crio a minha vida, eu é que sou a minha própria professora, conselheira, companheira dos momentos difíceis. As pessoas que me amam são nada menos do que anjos no caminho, para me guiar à perspetiva certa, e me relembrarem do meu próprio poder - e a minha psicóloga foi um desses anjos do Universo.

Sou grata a ela e tudo o que me ensinou, através da magia da terapia.

Cláudia


0 comentários:

Enviar um comentário

Página oficial

Subscreve à newsletter

Artigo em destaque

Como Usar a Lei da Atração: O Segredo na Prática >> PDF Gratuito

Para aqueles que querem aprender os básicos sobre a Lei da Atração e como usá-la para criar a vida que deseja, escrevi um livro que exp...

Envia-me uma mensagem

Nome

Email *

Mensagem *

Seguidores

Instagram