Home » , , » Praticando a Gratidão

Praticando a Gratidão

Written By Cláudia Rocha on 18 de outubro de 2016 | 22:03:00



Estamos cansados de ouvir - agradece pelo que tens. Mas o que é que isso significa? Qual o poder de ser grato? A prática remete-nos às orações, que os devotos proferem, baixinho, nas igrejas. Porém, não importa quantas palavras digamos, se não sentimos o que estamos a dizer.

Palavras não ensinam, apenas a experiência de vida. É por aquilo que sentimos que sabemos se estamos no caminho certo ou não. Para seguirmos o caminho dos nossos desejos, devemos seguir pelo caminho que sabe melhor.

Isto requer prática, claro. Se tivermos passado a vida a reclamar e dizer mal de nós mesmos, dos outros, da vida...é bastante difícil começar a ser grato pela nossa vida como ela é. O facto é que a nossa experiência física tem, sim, coisas positivas e negativas - ou melhor, coisas que não nos servem.

Tal como uma casa, devemos largar tudo aquilo que não tem mais uso, para que assim tenhamos espaço para o que amamos de verdade. Assim é a vida - precisamos se espaço e fluir. Por isso, devemos dar valor ao que gostamos e descartar o que não é preciso: coisas como pessoas chatas, reclamações e hábitos tóxicos.

Mas atenção: deixar ir não é o mesmo que eliminar. Para deixarmos algo ir, temos simplesmente que focar a nossa atenção em algo diferente: em algo que gostamos.

Aí é que a Gratidão entra.

Agradecer é como um cano novo que se instala, sem a necessidade de limpar os que estavam entupidos. O lago mental fica limpo, claro, sem obstruções.

A energia positiva tem um poder que apenas quando é experienciado se pode testemunhar. Apenas nós, com a nossa sensibilidade às emoções, podemos sentir quão maravilhoso é simplesmente notar e detalhar aquilo que vai bem na nossa vida.

Percebemos que sabe muito melhor e é muito mais fácil a longo prazo, porque a vida fica melhor, evidenciando que tudo vinha do tom do nosso pensamento.

Para praticar a Gratidão, é preciso uma mente calma. Ou seja, nada de tentar - sem sucesso - agradecer por aquela fila gigante no supermercado, ou por aquela discussão desagradável. No meio de situações tumultuosas, tentar ser positivo não é uma boa ideia. Mas acalmar é. Primeiro que tudo, relaxar é a chave.

Assim que os nossos pensamentos acalmarem e a "poeira baixar", podemos iniciar o exercício. 

Podemos pegar numa folha de papel, no laptop, ou até sentarmo-nos de olhos fechados. Por uns bons minutos, vamos dedicar este momento ao agradecimento das coisas boas na nossa vida.

Devemos, antes de começar a refletir, encontrar o "lugar" emocional da Gratidão. A que é que sabe? Quando é que eu senti isso antes? Deixa o sentimento entrar em ti, tomar conta de ti. Esta vai ser a inspiração para os pensamentos que vierem.

Depois de gerares o sentimento, as palavras surgirão naturalmente: sou grato por esta casa. Sou grato pela minha vida tranquila. Pelos confortos do dia a dia. Pelo amor das pessoas que me rodeiam. Pelo gato. Pela cama. Pelo dinheiro que surge sem esforço. Pela tecnologia através da qual acesso a tudo o que quiser saber.

Pouco a pouco, os pensamentos vão ficando mais específicos e agradáveis, e o prazer de agradecer vai crescendo porque, talvez pela primeira vez em algum tempo, estás a dedicar um momento a emanar amor para o Universo, e a sentir amor por ti mesmo e pela tua vida. 

Sentindo a força deste amor, encontras finalmente motivação para acreditar que tu é que és o criador da tua vida, para praticar mais pensamentos positivos, e naturalmente vais largando as coisas que não te servem. 

Dizer "obrigado" é reconhecer que a existência de algo foi tua criação, e que o Universo providenciou, numa co-criação perfeita entre físico e não-físico. Cria mais razões para dizeres "obrigado".

Cláudia

0 comentários:

Enviar um comentário

Página oficial

Subscreve à newsletter

Artigo em destaque

Como Usar a Lei da Atração: O Segredo na Prática >> PDF Gratuito

Para aqueles que querem aprender os básicos sobre a Lei da Atração e como usá-la para criar a vida que deseja, escrevi um livro que exp...

Envia-me uma mensagem

Nome

Email *

Mensagem *

Seguidores

Instagram