Maneiras de Purificar e Limpar a Mente (Além da Meditação)

by - 21:15:00


Uma mente positiva começa com uma mente clara e silenciosa.

 Podemos começar o dia com os melhores pensamentos, mas muitas vezes as situações do dia a dia levam a melhor e afetam a nossa paz interior.


Como podemos manter uma frequência positiva mesmo num ambiente de tensão, stress e caos? 

Como atingir um estado perpétuo de calma, em que mesmo nas piores situações vemos os aspectos que mais nos agradam?


Sugiro uma série de técnicas que ajudam a mudar os nossos hábitos mentais e atingir não só um maior Bem Estar, como também a melhorar a nossa vida em todos os aspetos.

Tudo é energia, e, se ainda temos presentes na nossa vida circunstâncias que nos desagradam, é porque mantemos uma mentalidade que não nos serve.

Ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, não são os acontecimentos que moldam a nossa vida. Não importa de onde vimos, a educação que tivemos, as pessoas com quem convivemos.

Cada pessoa pensa de maneira diferente. Não existe apenas uma realidade, mas várias realidades paralelas com as quais convivemos, porém vivendo a nossa própria.

Cada um atrai para a sua vida consoante o que é. Ou seja, não vivemos por causa do que fazemos, mas por causa de como somos: o que pensamos, o que sentimos, como agimos. 

Tudo isso vem de dentro. Por isso, é erróneo pensar que apenas quando algo acontece é que nos sentimos de determinada maneira. É pelo que sentimos que as coisas acontecem.

(Recomendo a quem nunca leu sobre a Lei da Atracão que comece pelo livro "Peça e Será Concedido" de Esther & Jerry Hicks, por causa do ênfase nos sentimentos e como estes ajudam no processo de criação deliberada da nossa vida.)

Somos capazes de termos tudo aquilo que queremos, e podemos acreditar em qualquer coisa. Podemos ter um desejo e passar o tempo que quisermos a "trabalhar" nele, fazê-lo acontecer - mas nada disso é sequer possível se tivermos crenças que nos estorvam.

É impossível alguém querer atingir uma sensação de riqueza e ainda acreditar que é pobre - reclamar à família e aos amigos da falta de dinheiro, olhar para as pessoas que vivem abundantemente e sentir inveja delas, ver as notícias e sentir-se miserável porque mais aumentos e cortes são anunciados.

Conheço pessoas assim, falo-lhes da Lei da Atração e de como a abundância - tanto quanto a felicidade - é natural para elas, e elas respondem-me: "mas eu penso assim porque é verdade!"

Mas o que é verdade senão uma crença praticada vezes sem conta? 

A verdade sobre nós está em cada um. E é decifrada através das emoções positivas. Se te sentes mal a pensar algo, pára. Diz "chega" e segue em frente. E o mesmo se aplica àquilo que dizes aos outros. É mais importante sentires-te bem calado do que sentires-te mal a dizer alguma coisa.

A terapia mais valiosa que existe é o silêncio, o retiro, a solitude. Esta é a limpeza da negatividade, daquilo que o Mundo nos diz que está errado, ou que nós insistimos em manter na nossa vida.

Mudar de hábitos é crucial e indispensável para se viver a vida livre, feliz e abundante que desejamos, e que é o nosso direito inalienável.

Para ajudar a encontrar este lugar tranquilo, compartilho algumas maneiras de "limpeza mental" que utilizo com frequência no dia a dia.

Métodos de Limpeza Mental

1. O Silêncio voluntário
Quantas vezes nos disseram "cala-te" e assim o fizemos? Muitas vezes foram entes queridos ou até pessoas de autoridade, em resposta a algum comentário impróprio ou que feria susceptibilidades.

A verdade é que hoje em dia fala-se demasiado, e isso mostra que as pessoas falam mais do que pensam, porque o que mostramos aos outros parece ser mais importante de como nos sentimos connosco mesmos.

Só nós temos controlo da nossa vida, e o que dizemos deve simplesmente ser um reflexo de como nos sentimos. 

Se tentarmos agradar aos outros, mesmo tentando ser agradáveis e acompanhá-los nas suas sensações de frustração ou insegurança, estamos a prejudicar-nos a nós e a eles.

Aquilo a que dirigimos o nosso pensamento é aquilo que perpetuamos na nossa vida. Se queremos perpetuar calma, devemos evitar agradar os outros.

Quando te sentires bem e alguém se sentir mal, não sintas necessidade de falar. Mantém o silêncio pois nada poderá ajudar, e é dele que nascem as mais belas palavras.

Quando sentires impulso de dizer algo que te sentes pior a dizer, diz a ti mesmo: "cala-te". Pois apenas tu tens controlo sobre o que falas, e isso afeta a tua realidade.

2. Evitar companhias tóxicas
Hoje em dia, dá-se um ênfase desnecessário às amizades, e a preferência da quantidade à qualidade, pois podemos precisar em determinadas alturas, simplesmente, de companhia.

Nas redes sociais, incluímos no nosso círculo virtual pessoas que nem conhecemos pessoalmente, com quem partilhamos detalhes íntimos, pela necessidade de mostrar, e não porque nos sentimos bem a fazê-lo.

Mas esquecemo-nos que não são os outros que nos definem, e estar com alguém não é necessariamente algo que nos faz mais completo, ou melhor pessoa.

Olha para as pessoas da tua vida e reflete nestas questões: "esta pessoa faz-me sentir melhor quando estou com ela?"; "quando conversamos, aprendo algo?"; "quando eu falo, a pessoa ouve porque quer ouvir ou para poder responder?".

As conclusões a que chegares dirão se as tuas companhias vão continuar a teu lado neste processo de limpeza interior, ou se, por outro lado, te vão menosprezar e provavelmente afastar-se da tua vida. 

Tem em mente que não é por alguém sair da tua vida que fizeste algo errado: no caso das pessoas tóxicas, é um sinal de progresso significativo!

3. Diversão e lazer
Não há nada como aquela sensação de libertação, de clareza após ver um filme excelente, ouvir uma música que combina connosco, passar horas a tocar guitarra, a fazer surf, a escrever. 

Qualquer coisa que temos paixão em fazer nos dá essa sensação de...ausência de tempo, de liberdade, de prazer. Estamos recetivos à alegria que isso nos traz, e, por isso, sentimo-nos mais completos, mesmo sem pensarmos em nada.

A chave é sentir. Procura o que te faz sentir bem - pode ser algo tão simples como brincar com o teu gato, ou mais longo como correr quilómetros na tua praia preferida. Mas o que quer que seja, faz isso.

E a tua mente recebe os pensamentos que realmente te movem adiante na tua vida.

4. Dormir
Esta é para aqueles dias em que tudo está mal: sentes-te doente, reclamas de tudo, e nada parece estar a correr de acordo com os planos.

A solução? Dormir. Pode parecer preguiçoso, pode até parecer absurdo para as pessoas com quem vives (pois parecem exigir a tua constante atenção). Mas faz isso por ti e faz uma sesta.

Ao dormires, qualquer vibração que estejas a emitir pára, porque não estás totalmente alerta e consciente, nem a dar a tua atenção a nada (e nenhuma atenção é melhor que atenção negativa).

"Desligas" totalmente, para poderes começar de novo quando acordares. O melhor momento para pensar positivo e criar novos hábitos é nesse estado de total clareza mental.

Por isso, já sabes, se tudo estiver a correr mal, dorme! Vais agradecer-te por teres escolhido desistir de toda a negatividade e carregares no botão "reset".


Aqui ficam algumas dicas de como esvaziar a mente além da meditação. Temos pensamentos todos os dias e toda a hora, por isso é importante ter um espaço limpo para receber aquilo que mais Bem Estar traz à nossa vida.

Para mais dicas, processos e reflexões, visitem a página de Facebook do blog. Respondo também a qualquer dúvida que tenham sobre a Lei da Atração. 

Cláudia



You May Also Like

0 comentários

Pages