A Arte da Mente Aberta (Parte 1)

by - 13:45:00

Ter a mente aberta - o que significa? Não é aceitar tudo o que vemos, mas deixar ser. Há uma velha frase que diz "Vive e deixa viver".


Não se pode dizer que uns nascem de mente aberta e outros não, pois nascemos como uma "tela branca" e moldamos a nossa personalidade como bem entendemos.

Como seres humanos, interagimos uns com os outros, formamos opiniões. De onde vêm essas opiniões? Porque será que pensamos desta maneira acerca desta pessoa? Porque temos uma ideia de como este grupo de pessoas pode ser? Nem toda a gente se questiona acerca da origem das coisas, mas aconselho-vos a fazê-lo por um momento.

Muitos de vocês podem chegar à conclusão que muito daquilo que acreditam foi-vos ensinado. Isto significa que, se cresceram com pais que, por exemplo, vos ensinaram que cada um tem o direito de amar quem quiser, vocês próprios, claro, também acreditam que assim é - não propriamente porque tiveram evidências de que é o certo para vocês, mas porque os vossos pais vos ensinaram e, se são vossos pais, quem seriam eles para vos ensinar algo errado como o certo? Imaginem agora, crescerem com pais que vos ensinaram que toda a gente deve amar da mesma maneira, expressando esse amor da maneira que é socialmente aceite como a correta. Esta pessoa provavelmente iria acreditar que o contrário desta crença é errada, nem sequer questionando o porquê, apenas seguindo aquilo que a sociedade diz que é o certo - se é a nossa sociedade, porque haveria de nos ensinar algo que é errado, como aquilo que é certo? 

Este último parágrafo pode esclarecer que, para a maior parte dos casos, a origem das opiniões que temos vêm do ambiente em que crescemos e da sociedade em que vivemos. Isto elimina quase completamente a ideia de que somos nós que formamos as nossas próprias opiniões. Também corremos o risco de limitar a nossa mente àquilo que dizem que é o certo, quando cada um tem a sua ideia do que é certo e errado - o que conta, realmente, é o que nos faz sentir melhor.

Cláudia


You May Also Like

0 comentários

Pages